Caracterização

No dia 11 de fevereiro de 2010, foi lançada, a primeira pedra da construção deste Jardim-Escola, com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, a Vereadora da Educação Fernanda Franchi e o Presidente da Associação de Jardins-Escolas João de Deus, Professor Doutor António Ponces de Carvalho.
Desde esse dia variadíssimos pais, por carta, por correio eletrónico, por fax e pessoalmente fizeram e enviaram inscrições para a sede da Associação de Jardins-Escolas João de Deus, formando-se rapidamente uma grande lista de espera, principalmente na valência de pré-escolar (3 e 4 anos).
Após uma longa caminhada de aperfeiçoamento do projeto, só em setembro do ano de 2013 foi possível abrir o Jardim-Escola. Segundo os critérios de seleção que constam nos Regulamentos Internos da Associação, foi realizada uma análise detalhada e rigorosa a fim de a seleção de alunos ser o mais justa tendo em conta o contexto familiar dos agregados.
O facto de aplicarmos mensalidades de acordo com a tabela de comparticipações familiares tem sido para a gestão do Jardim-Escola um grande desafio do qual só podemos estar à altura se existir um esforço no sentido de distinguir o essencial do acessório, não preterindo o superior interesse das crianças. Os pais e Encarregados de Educação demonstraram sempre um grande interesse na abertura deste Jardim-Escola não só pela necessidade do serviço educativo prestado, mas mais ainda pelo conhecimento que tinham acerca da metodologia de ensino que enaltece o tão ilustre nome desta Associação.
Atualmente o Jardim-Escola funciona com 2 turmas por ano em todas as valências, à exceção do berçário que contempla uma turma de 10 bebés.
Porque a criança é um ser que não se esgota nas atividades letivas e não letivas que acontecem neste espaço físico que é a escola, é crucial ouvir, sentir, conhecer, interiorizar, interligar, partilhar as suas motivações, vivências, emoções e interesses, com o objetivo de valorizar a criança como ser individual e permitir que tenha um papel ativo na construção da sua própria aprendizagem. Porque sabemos que a criança fora da escola tem um meio familiar que a distingue e que contribui fortemente para a sua individualidade e personalidade. Porque a acreditamos que as famílias são as nossas maiores parceiras nesta nobre missão que é a educação, foi decidido em Conselho Escolar dar o seguinte título ao nosso Projeto Educativo: “Escola e Famílias de mãos dadas”
O Jardim-Escola localiza-se na cidade de Odivelas, na freguesia de Odivelas, localidade de Odivelas. Situa-se numa urbanização recente e muito tranquila, zona urbana da cidade de Odivelas, onde há acesso aos transportes públicos e onde existem cafés, restaurantes, talhos, mercearias, papelarias, quiosques e variados serviços sociais (inclusive 1 centro de saúde e estabelecimentos comerciais). Esta urbanização é maioritariamente habitada por casais jovens com filhos menores.
É um edifício de arquitetura moderna, com linhas direitas, constituído por dois Pavilhões. O pavilhão A, com zonas de: secretaria, sala de professores, sala de isolamento, creche, 2 salas de três anos, ginásio, balneários, wc’s, refeitório e cozinha (com várias salas em anexo, nomeadamente a lavandaria, as despensas, entre outras) e o Pavilhão B onde se encontra as salas do 1.º Ciclo, 4 salas do pré-escolar (4 e 5 anos), biblioteca, laboratório e wc´s.